Artes Juventude Louvor e Adoração Ministério Infantil Missões Pastoral Tecnologia

Uma igreja com propósitos (Teologia / Gestão / Paixão)

igreja
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

1 Coríntios 3:11

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.

Lucas 14:28-30

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.

Colossenses 3:23-24

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Introdução

Assim como qualquer igreja local relevante inserida num bairro, cidade, estado e país, eu como pastor local afirmo que a ADAI também tem se esforçado para ser uma igreja com propósitos. E os três propósitos mais claros que nós temos aqui são:

1. Teologia cristocêntrica

2. Gestão eficiente

3. Paixão em tudo que fizermos

Enredo

Pra ficar o mais didático possível, eu quero comparar a ADAI como uma simples casa familiar.

  • FUNDAMENTO

Quando um engenheiro é contrato pra construir uma casa, a primeira coisa que ele vai ter que se preocupar em fazer é os alicerces!

Numa igreja local, essa também deve ser a preocupação do pastor e dos membros. Só que simbolicamente os alicerces são uma Teologia  centrada em Jesus Cristo. Por conta disso que nós lemos o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 3:11:

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.

João também escreveu algo muito interessante na segunda epístola dele no capítulo 1 dos versículos 7 ao 11:

De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas.

Ou seja, se desejamos ser uma igreja com propósitos, um desses propósitos é ter uma teologia firmada em Jesus Cristo como o nosso Senhor e Salvador!

A nossa teologia é aquilo que pensamos sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A teologia é o alicerce da casa. Sem um alicerce firme, a casa ficará enfraquecida e correrá o risco de cair. A aparência de uma casa não importará nenhum pouco, se o alicerce for instável.

Em resumo, o alicerce deve ser sempre a gloriosa e eterna Palavra de Deus. Por conta disso que a nossa visão como igreja local sempre será: Somos uma igreja que adora a Deus, crê em Jesus Cristo, e através do Espírito Santo está em missão para estabelecer o Reino dos céus na terra!

  • ESTRUTURA

Pensando ainda num formato de uma casa… Logo após o fundamento, é importantíssimo um engenheiro pensar em levantar a estrutura e delimitar os espaços de cada cômodo. Seja através das paredes, telhado, acabamento mais grosso, etc… Ou seja, por mais bem feito que venha estar os alicerces, ninguém gosta de morar numa casa que só tem alicerces!

Quais são as paredes estruturais da ADAI, hoje?

EBA, Rede Ministerial, Grupos de Conexão e ADAI College!

Frentes diferentes que funcionam para um bem comum. Assim como o banheiro de uma casa não tem nada a ver com o quarto, assim como a lavanderia não tem nada a ver com a sala, assim acontece na ADAI através dos seus pilares estruturais!

Uma pergunta… Será que a Bíblia defende a tese que temos que ser organizados?

Atos 6:1-4

Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: “Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”.

Lucas 14:28-30

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.

Êxodo 18:17-26

Respondeu o sogro de Moisés: “O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho. Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.

Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer. Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.

Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito”. Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido. Escolheu homens capazes de todo o Israel e colocou-os como líderes do povo: chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Estes ficaram como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam.

Esses três textos significam que Deus sempre foi o maior defensor da sua obra ser realizada com organização. Somos uma igreja Pentecostal e por conta disso, em nosso DNA a gente ainda se sente incomodado quando existe um mínimo de organização na igreja. Tem pessoas que veem isso como ausência do Espírito Santo.  Se você é membro da ADAI e ainda pensa assim, te convido a fazer duas coisas… Acabar com esse preconceito ou procurar uma igreja diferente!

Terceira e última coisa que precisa ter numa casa pra ela ficar habitável…

  • MOBÍLIA

O que faz um banheiro ser banheiro não é parede que foi construída – óbvio que é muito importante. Mas o que faz um banheiro ser banheiro é o chuveiro, vaso sanitário, etc…

Trazendo para a realidade de uma igreja, a mobília seria a paixão pela qual os membros de uma comunidade decidem fazer as suas respectivas atividades. Se os membros e voluntários de uma igreja local não tiverem paixão nas atividades que desejarem fazer, a gestão e teologia podem perder todo o seu sentido.

O que adianta estar escrito em nossa missão que adoramos a Deus, cremos em Jesus Cristo e estamos em missão, se não houver mais paixão em desejarmos servir as pessoas? O que adianta termos uma igreja com EBA, College, Grupos de Conexão e Rede Ministerial… Se não usarmos isso como combustível para amar e servir as pessoas?

Por conta disso que Paulo um dia disse para os crentes em Colossos no capítulo 3:23-24…

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Só existe uma coisa pior que uma casa sem mobília… É uma igreja que tem teologia, tem uma gestão organizada, mas não tem paixão no olhar das pessoas em quer servir o próximo!

Que a começar de mim, quando pensarmos em fazer algo aqui na ADAI, possamos ter a mesma paixão de uma das pessoas mais “igrejeiras” de toda história bíblica, o autor do salmo 84 (adaptado):

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa Como são felizes os que em ti encontram sua força! Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.

Conclusão

Se nós queremos uma vida, uma família e uma igreja com uma cultura centrada no evangelho, precisamos trabalhar para que essas três áreas venham estar alinhadas… Teologia cristocêntrica, Gestão saudável e Paixão em tudo que fizermos!

No amor de Cristo Jesus!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Um comentário

  • Olá, visitante
  • Muito me alegro, Ir.Rodrigo Soeiro,com seu ministério, e atraído por Deus Altíssimo,tão linda missao🙏🏼 Deus te guarde com grande sensibilidade ao teu povo ADAI .