Pastoral

Só conto depois do quinto mês!

benefcios-e-vantagens-gravidez-mulher_A
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Lucas 1:24

“Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.”

Introdução

Nessa semana a gente comemorou o Dia Internacional da Mulher. Por conta dessa data, eu pedi a Deus um texto bíblico que viesse valorizar a figura de uma mulher, mas que ao mesmo tempo fosse não tão conhecida do grande público. O nome da mulher que vamos estudar hoje é Isabel.

Enredo

Isabel era casada com o sacerdote Zacarias. Eles eram um casal respeitado por serem descendentes de Arão (irmão de Moisés). Porém além do título, eles também eram respeitados pela conduta que tinham…

1. Justos aos olhos de Deus

2. Obedeciam de modo irrepreensível a todos os mandamentos do Senhor

Lendo o texto bíblico a gente encontra a informação que eles não tinham filhos mas já eram avançados na idade. E dentro da linhagem deles como sacerdotes, não ter filhos, era um baita de um problema. Era sinônimo que nos próximos anos não haveria mais sacerdote na sua familia.

Um belo dia, enquanto Zacarias trabalhava dentro do Templo, um anjo apareceu dizendo uma mensagem pra ele…

“Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João. Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor, o Messias que virá.”

Nesse momento Zacarias duvidou da mensagem e pediu um sinal. O anjo como forma de corrigi-lo, o deixou mudo. Chegando em casa mudo, teve que contar em “libras” pra sua esposa que ela ficaria grávida. Isabel acreditou na profecia. Encomendaram o bebê e ela engravidou.

Agora, mesmo com a certeza da gravidez, Isabel saiu de casa para contar para os outros sobre o seu milagre após 5 mêses de gravidez. Ela teve esse cuidado, e enquanto a barriga crescia ela dizia uma única frase em gratidão…. “Esta gravidez é obra do Senhor! Ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo.”

Nove meses se passaram. Quando a criança nasceu, foram perguntar pra Isabel o nome do bebê. Ela disse que seria João. As pessoas não aceitavam ser João mas queriam que fosse “Zacarias”, até porque era o nome do pai. Mas o Zacarias, mesmo mudo, escreveu numa espécie de tábua o nome João que significa “O Senhor é misericordioso”. Quando ele escreveu o nome João, naquela mesma hora ele voltou a falar novamente e glorificar o nome do Senhor!

Lucas 1:59-68…

“No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias; mas sua mãe tomou a palavra e disse: “Não! Ele será chamado João”. Disseram-lhe: “Você não tem nenhum parente com esse nome”. Então fizeram sinais ao pai do menino, para saber como queria que a criança se chamasse. Ele pediu uma tábua e, para admiração de todos, escreveu: “O nome dele é João”. Imediatamente sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus. Todos os vizinhos ficaram cheios de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia se falava sobre essas coisas. Todos os que ouviam falar disso se perguntavam: “O que vai ser este menino? ” Pois a mão do Senhor estava com ele. Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.”

Aplicação

De tantas riquezas que eu encontro nesse texto, desejo compartilhar com vocês três princípios mega importantes que aprendo com essa mulher…

1. A incapacidade de não realizarmos os nossos sonhos a curto ou longo prazo não pode alterar nossa saudável relação para com Deus e o nosso próximo!

Perceba que o fato da Isabel não conseguir ter filhos até a sua velhice, não fazia dela uma pessoa amarga e rancorosa! Muito pelo contrário, tanto a Isabel quanto o Zacarias eram visto por Deus e pelas pessoas como pessoas justas e obedientes!

2. Sonhos que envolvem coisas eternas, por mais improváveis, inatingíveis e impossíveis que sejam, na maioria das vezes Deus terá sempre o maior interesse de realizar!

Pessoas que se encontram no centro da vontade de Deus e ousam sonhar sonhos que favorecerão o Reino de Deus, correm um grande risco de serem alvos dos mais incríveis milagres do próprio Deus! Perceba que a Isabel não queria apenas um filho mas queria um futuro sacerdote que de uma forma ou outra seria relevante para as coisas de Deus!

Ou seja…

Ela não queria um filho apenas para brincar de mamãe e filhinho, para ter o prazer de ver a sua barriga crescer, para ter o prazer de dar de mamar, para ter o prazer de trocar a fralda, para ter o prazer de colocar uma roupinha bonitinha ou para ter o prazer de levar pra escola… Não! Ela acreditava que através do sonho de ter uma criança, ela seria um verdadeiro e relevante instrumento em favor do Reino de Deus na terra.

E cai entre nós… Olha quem o filho dela se tornou! Nada mais nada menos que aquele que batizou Jesus em água…. João Batista! Só pra gente ter uma noção, ouça o que certa vez Jesus disse sobre João Batista em Lucas 7:24-28.

“Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’. Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João Batista.”

O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que a melhor forma de pedirmos sonhos e milagres pra Deus é quando conectamos os nossos sonhos aos sonhos que o próprio Deus tem urgência em realizar!

Se é pra gente pedir um filho pra Deus e não canalizarmos esse filho para a expansão do Reino…

Se é pra gente pedir dinheiro pra Deus e não canalizarmos o nosso dinheiro para a expansão do Reino…

Se é pra gente pedir um carro pra Deus e não canalizarmos o nosso carro para a expansão do Reino…

Se é pra gente pedir uma profissão pra Deus e não canalizarmos a nossa profissão para a expansão do Reino…

A gente pode até conseguir todos os nossos sonhos pessoais, mas vamos chegar infeliz no fim da vida como o escritor do Eclesiastes e perceber que tudo não passou de uma infantil vaidade!

Agora… Se nos posicionarmos e pedirmos milagres que venham favorecer o Reino dEle… Se nos posicionarmos e pedirmos milagres que venham expandir o Reino dEle…

Você pode ter certeza que… Gravidez espirituais… Gravidez físicas… Gravidez profissionais… Gravidez ministeriais serão geradas pra glória do nome dEle! Aquilo que olho não viu e o ouvido não ouviu é o que Ele terá o prazer de realizar!

Conclusão

Vou terminar esse sermão como comecei…

Lucas 1:24

Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.

Deixa eu te falar um terceiro princípio…

3. Não exponha o seu milagre para o público antes mesmo de ter sido gerado no seu íntimo!

Sabe porque as vezes perdemos a oportunidade de conceber alguns milagres?

Porque nos precipitamos em contar a benção para os de fora, antes mesmo da bênção ganhar vida dentro do nosso próprio lar! Benção contada precipitadamente nunca nascerá com saúde. Na maioria das vezes nasce, mas nasce deformada!

Que nunca venhamos permitir que a nossa língua venha precipitadamente deformar aquilo que Deus tem ainda formado no nosso ventre!

Por favor… Só conte depois do quinto mês!

No amor dEle!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante