Pastoral

Pregação que transforma (não apenas informa)

Billi
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

O domingo chegou ao fim. Talvez você esteja se perguntando como sua mensagem foi recebida. Isso fez sentido? Isso impactou e mudou as pessoas?

Infelizmente, não é pelo fato de você ter pregado por 35 minutos e todos ficaram para escutar, que necessariamente significa que isso transformou a vida das pessoas.

Nós não queremos continuar compartilhando mensagens que apenas informam, mas que, em última instância, inspira e molda as pessoas!

Aqui estão 2 coisas que são importantes a considerar ao pregar!

1. Estar na palavra

Sempre esteja lendo a Bíblia. Não há necessidade de separar o tempo de devoção, ou estudo da Bíblia da sua preparação do sermão. Leia a sua Bíblia e sempre esteja aberto para inspiração para uma mensagem, afinal, Deus deve nos falar antes que Ele possa nos usar para falar com os outros em Seu nome.

Em última análise, cada um de nós precisa de uma revelação de que a Palavra de Deus tem o poder de transformar as pessoas. Os pregadores não falam para informar as pessoas, mas para trazer a transformação. Histórias, humor e outras técnicas de comunicação são ótimas para estabelecer e manter o engajamento, mas somente a Palavra de Deus pode trazer a transformação.

Vamos pregar o evangelho e proclamar as boas novas, mas as pessoas não devem deixar a igreja pensando que você é um comunicador incrível, mas sim, um agente de salvação por meio do Espírito Santo.

2. Esteja ciente do que acontece no mundo

Para pregar com o intuito de ver as pessoas mudarem, você precisa saber onde as pessoas estão agora. Os pastores costumam passar muito tempo em torno de outros cristãos, por isso é importante sair da “bolha cristã”.

Uma maneira de fazer isso é começar a preparar sua mensagem em um lugar público, como um café. Lá você tem pessoas sem igreja. Olhe ao redor da sala e pergunte a si mesmo: Como eles entenderiam essa mensagem? Isso terá sentido para eles? Será que eles serão alterados por isso? Eles podem usá-lo praticamente?

Ao preparar sua mensagem, inspire-se com as coisas acontecendo ao seu redor. Pense no que vê em torno de você e nas conversas que você tem com as pessoas. O que as pessoas estão concentradas no momento? O que há nas notícias?

Certifique-se de seguir as notícias e saber o que está acontecendo no mundo das pessoas que você está falando. Ouça as pessoas e procure um ponto de entrada na sua cultura. É muito importante estarmos atentos aos problemas e desafios reais das pessoas.

Já dizia Karl Barth, renomado teólogo suíço: Tenham a Bíblia em uma mão e o jornal na outra!

No amor de Cristo Jesus!

Texto original: Leadership Network /Adaptação para o português: Rodrigo Soeiro

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante