Pastoral

O Fundamento da Mulher do Reino – Propósito

WhatsApp Image 2018-05-07 at 18.32.00
Tati Soeiro
Escrito por Tati Soeiro

UMA MULHER EXCELENTE

Rute 1. 16-17
“Mas Rute disse: “Não me force a abandoná-la. Não me faça voltar para casa. Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu viverei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus, o meu Deus. Onde você morrer, também eu morrerei, e ali serei sepultada. Que o Eterno me ajude. Nem a morte nos separará!”

Por que escolhemos a história de Rute para compararmos com uma mulher excelente? Vamos observar que no decorrer da história de Rute, foi relatado as escolhas certas que ela fez. No Antigo Testamento temos um livro completo que está dedicado à vida de Rute, e mais importante ainda, no Novo Testamento, Mateus inclui Rute na genealogia de Jesus Cristo. A Bíblia revela que Rute tornou-se esposa de Malom, que era o filho mais velho de Noemi e Elimeleque, lemos no livro de Rute, que Elimeleque, seu sogro, morreu, e depois, Malom, o marido de Rute morreu também, tornando-se então Rute uma jovem viúva, essa situação deixou-a pobre, uma situação comum para uma viúva daqueles dias, ninguém jamais a teria acusado se ela tivesse se tornado insatisfeita ou decidido ficar em Moabe, com sua própria família.

Rute, porém, não fez isso, ela decidiu acompanhar sua sogra, sendo esta uma de suas escolhas certas. Outra escolha certa que Rute fez, foi servir ao Deus vivo e verdadeiro, apesar de seu passado pagão, ela tornou-se uma adoradora dedicada do Deus verdadeiro, não nos é relatado quando, onde ou sob qual circunstâncias isso aconteceu, entretanto, sabemos que durante o caminho a Belém, Rute deixou evidente sua fé em Deus, decidiu firmemente seguir ao Senhor, e identificar-se com Seu povo, quando disse a Noemi:… “O seu povo será o meu povo, e o seu Deus, o meu Deus.”

Rute foi um exemplo de pessoa abençoada por Deus, ela escolheu investir seu tempo com as pessoas certas ao unir-se à sua sogra e à nação escolhida por Deus, até aqui então podemos perceber que Rute fez três escolhas corretas em sua vida: Família, o Deus vivo e verdadeiro e as pessoas certas, sem dúvida, sua decisão mais importante foi a de servir ao Deus verdadeiro.

Vamos ver agora mais algumas escolhas certas de Rute. Noemi conhecia as leis de Deus e ensinou à sua nora, Rute atenta aos ensinamentos de sua sogra, então pediu a Noemi que a deixasse ir juntar as espigas que caiam atrás dos ceifeiros, Noemi deu-lhe permissão, e então, Rute foi trabalhar. Rute foi a um campo de propriedade de um homem chamado Boaz. Boaz era membro da família de seu sogro.

Rute 2. 5-12
“Boaz perguntou ao jovem encarregado dos trabalhadores: ‘Quem é aquela jovem? De onde ela veio?’. O encarregado respondeu: ‘Ora ela é moabita, a que veio com Noemi de Moabe. Ela me pediu: ‘Permita-me recolher e juntar espigas atrás dos ceifeiros’. Desde então, ela está aí, desde cedo até agora, trabalhando quase sem descanso.’ Boaz disse a Rute: ‘Ouça, minha filha. De agora em diante, não vá colher em nenhum outro campo. Fique aqui, com minhas jovens. Observe onde elas estão colhendo e acompanhe-as. Não se preocupe. Dei ordem aos meus servos para não perturbarem você. Quando ficar com sede, beba água dos potes que os trabalhadores encheram.’ Ela se prostrou com o rosto em terra: ‘Por que o senhor me trata com bondade, logo eu, uma estrangeira?’ Boaz respondeu: ‘Já me falaram a seu respeito. Soube que você tratou bem sua sogra depois da morte de seu sogro e que deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para morar no meio de desconhecidos. Que o eterno a recompense pelo que você fez e que o Deus de Israel, a quem pediu abrigo, seja generoso com você.”

Esta é uma maravilhosa história sobre a provisão de Deus para Rute e Noemi. Rute foi exemplo de humildade ao se prostrar diante de Boaz, a maneira como tratamos as pessoas e as escolhas que fazemos são um testemunho aos outros, podendo ser positivo ou negativo. Rute conta a sua sogra tudo que havia acontecido, Noemi se alegra e começa a louvar a Deus pela provisão, Noemi explica a Rute, com cuidado e sabedoria, os passos que ela deveria dar para ter um esposo que a sustentaria o resto de sua vida, Rute seguiu os conselhos que lhe foram dados, apesar do costume entre seu povo ser diferente.

Rute se casa com Boaz. e Deus abençoou o casamento deles, dando-lhes um filho chamado Obede, quando lemos em Mateus, a genealogia de Jesus, encontramos Boaz, Rute e Obede, que honra foi concedido a Rute, a moabita. Ela foi uma mulher que soube fazer escolhas certas.

Ser uma mulher excelente significa simplesmente viver da melhor forma possível e dar o melhor que você tem, saiba que seus dias são repletos de coisas que as outras pessoas talvez não vejam, coisas que precisam ser feitas, mas pelas quais ninguém agradece, tarefas que não se sobressaem, mas Deus quer que você se esforce para atingir um patamar mais alto, Ele deseja excelência em tudo o que você faz e essa excelência não passará despercebida. Vimos na história de Rute, que ela tinha um trabalho considerado simples e rotineiro, provavelmente, Rute nunca imaginou que alguém prestaria atenção ao cuidado que ela dedicava aquele trabalho, mas ela realizava com tanta excelência que não passou desapercebido pelos olhos de Boaz.

A reputação de Rute deixou bem claro seu caráter e propósito, ela foi uma mulher excelente em suas decisões e ações, excelência é uma questão espiritual, difere de sucesso, porque o sucesso, em geral, tem a ver com o dinheiro que ganhamos, com o emprego que temos ou com o prestígio que recebemos, o sucesso tem a ver com alcançar um nível que o mundo reconhece como algo coroado de êxito.

A excelência não está relacionada ao seu desempenho em relação aos outros, está relacionada ao seu desempenho em relação ao seu próprio potencial, em outras palavras, excelência tem a ver com o destino de Deus para você. O sucesso pertence a poucas pessoas, mas a excelência está ao alcance de todos. A excelência deve ser seu objetivo como mulher do reino. A excelência de Deus deve nos servir de exemplo: “Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas” (Is 12.5).

Excelência é o padrão que você deve almejar por seu filha de Deus, feita à imagem dele, tenha em mente que excelência não significa perfeição, excelência significa fazer tudo o que puder com tudo o que possui naquele momento.

O apostolo Paulo escreveu uma das passagens mais extraordinárias da Bíbilia.

Filipenses 3. 12-14

“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Este é o segredo para uma vida como mulher do reino de qualidades excelentes, esquecer o passado e ter uma direção clara, não importa se o ontem foi bom, mau, maravilhoso ou péssimo, se aconteceu ontem, é preciso deixar para trás, se você carrega o ontem por mais tempo do que deveria prejudica o hoje. E se prejudicar o hoje, estragará o amanhã.

Se Rute ficasse presa ao seu passado, seria uma mulher que lamentaria sua vida e não olharia para o futuro, Rute foi uma mulher de qualidades excelentes porque se recusou a ser refém do passado, ela soube perseverar.Você deve aprender com o passado, mas não viver no passado.

Quando estamos dirigindo o carro, e olhamos no retrovisor, automaticamente reduzimos a velocidade, nossa atenção será no que está atrás de nós, no entanto, quando mantemos o foco no que está adiante mantemos o nosso pé firme no acelerador e seguimos em frente, com isso, o que está atrás se torna cada vez menor até desaparecer totalmente.

Deus disse a Israel que tinha um futuro para aquele povo e esse futuro seria bom, pleno de leite e mel, isso significava um futuro abundante, Deus libertou os israelitas do Egito, porém, o Egito nunca saiu dos israelitas, eles continuaram a olhar para trás viveram o ontem discutiram o ontem por tanto tempo e com tanta frequência que Deus lhes deu mais quarenta anos no deserto, para que pudessem discutir um pouco mais, por permanecerem escravos do ontem, os israelitas deixaram de ter uma vida excelente. Outro problema que interfere no caminho de uma vida excelente, é quando vivemos para o ser humano mais que pra Deus seguimos os parâmetros das pessoas e não os parâmetros divinos. Insista em ter qualidades excelentes, porém não pense no que você pode fazer para ser aceita pelos outros, pergunte a si mesma se Deus está aplaudindo o que você faz. Vou dizer novamente, excelência não é perfeição, e está longe de ser, excelência define seu movimento, você está se movimentando para frente? Está progredindo para ser mais e mais semelhante a Jesus Cristo? Está investindo no hoje, em vez de ser prisioneira do ontem? Excelência significa passar para o próximo nível, a vida excelente de Rute deve ser a nossa também, é o seu chamado como mulher do reino, é a sua vida excelente que irá glorificar a Deus.

As pessoas de vida excelente que se concentram em Deus não precisam ser cutucadas para trabalhar satisfatoriamente, elas cumprem sua responsabilidade com disposição, porque estão trabalhando para o Senhor. A excelência não é o fim de uma jornada é um processo contínuo de transformação naquilo que Deus planejou para nós, a excelência que Deus deseja de nós, não é um nível de superioridade ou distinção que conseguimos alcançar por conta própria, seremos excelentes quando nos tornarmos perfeitas na vida futura, porém, nesta vida, nossa missão é nos esforçarmos para sermos excelentes conforme o Pai nos revelou.

Quando escolhemos ser excelentes Deus recebe a glória, quando escolhemos ser excelentes recebemos o benefício de andar na plenitude da alegria de Deus na terra e de investir nos prazeres da eternidade no céu. Portanto, minha oração pra todas nós é que possamos escolher o caminho da excelência, e não façamos isso apenas pelos motivos que vemos, mas pelas coisas que não se veem, mas que são eternas. A mulher do reino conhece seu valor verdadeiro e reflete como Deus a vê ela aplica o padrão de Deus em tudo o que faz, grande parte do que ocorre na vida da mulher do reino não ocupa as manchetes dos jornais, grande parte do que você faz nunca recebe agradecimento, mas essa realidade não muda sua importância, você é uma joia rara e preciosa, como mulher do reino, você tem a virtude da excelência, as pessoas à sua volta precisam de você (embora talvez você não ouça isso tanto quanto gostaria). Sua família precisa de você, sua igreja precisa de você, sua comunidade precisa de você, o mundo precisa de você, como mulher do reino, você foi criada de maneira única para ter uma vida de qualidades excelentes.

Referência Bibliográfica:

Mulher do Reino, Tony Evans, Chrystal Evans Hurst

 

 

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Tati Soeiro

Tati Soeiro

Nasceu em 27 de setembro de 1981, na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo. Casada com Pastor Rodrigo Soeiro, mãe do Davi e do Lorenzo.
Formada em Odontologia pela Universidade Metodista, atualmente cursando Teologia na mesma.
Hoje atua na Adai como ministra de louvor e líder das mulheres.

2 comentários

  • Olá, visitante