Juventude Pastoral

Liderar um ministério juvenil!? Eu?

jovens
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Muitas vezes, uma das partes mais influentes de uma igreja ativa e crescente é o ministério juvenil. O futuro da Igreja encontra-se nas mãos de uma juventude em constante mudança que está buscando propósito e direção na vida.

É com isso em mente, que todo ministério de juventude exige uma resposta à mesma e antiga pergunta: Como elevamos com sucesso a próxima geração de líderes?

Horas de planejamento podem trazer novas idéias e novos incentivos. Mas talvez haja uma outra questão que deveria ser feita muito antes de promovermos algo novo: Estamos dispostos a fazer o que for preciso para conectar os jovens à mensagem do Evangelho?

Para saber se estamos dispostos, precisamos colocar esse desafio na “balança“. Aqui estão algumas maneiras práticas de saber se você está disposto a liderar uma multidão de jovens, adolescentes e pré-adolescentes:

1. Esteja disposto a sempre ser um bombeador de energia

Uma das partes mais divertidas sobre servir com a juventude é que QUALQUER COISA PODE ACONTECER. Literalmente, qualquer coisa. Você tem que aparecer esperando o inesperado e pronto para deixar suas mãos “sujas”. Não tenha medo de se tornar criativo!

O seu entusiasmo deve sempre exceder sua capacidade de executar uma determinada tarefa. Em outras palavras: gere a melhor expectativa possível e trabalhe para isso, o que vier será sempre “lucro”. É arriscado, é vibrante, porém isso agita o propósito nas profundezas da alma.

2. Esteja disposto a trabalhar em horas extras

Ministério da Juventude NÃO é apenas um serviço de quarta/sexta-feira/sábado ou um domingo na igreja. Estes podem ser os pontos de “foco” de sua equipe de liderança, mas você deve concordar com o fato de que o ministério da juventude deve se tornar essencialmente parte de sua vida inteira.

Inscrever-se para trabalhar no ministério juvenil significa ter que levar os adolescentes para casa, responder chamadas telefônicas às 2h, várias paradas no McDonald’s e muitas outras surpresas. Isso exigirá que algo dentro das profundezas de seu coração fique vivo com a idéia de levantar a próxima geração de anunciadores do Evangelho.

3. Esteja disposto a se comprometer

Os jovens que estão passando por suas portas entram com queixa, bagagem e um desejo de ser amado. Se você deseja que o seu ministério juvenil se torne uma realidade, então você deve estar disposto a desenvolver os futuros melhores professores, pregadores, empresários e líderes políticos. As decisões que os jovens estão fazendo hoje afetarão o resto de suas vidas.

Ser chamado para levantar esses líderes significa que você deseja estar engajado por seu crescimento e desenvolvimento. Seu objetivo, como líder juvenil, é criar jovens, adolescentes e pré-adolescentes líderes orientados por Cristo, que conduzam o mundo ao pé da cruz.

Eles nem sempre são fáceis, mas eles sempre valem a pena. Coloque esse desafio na “balança”, e juntos veremos que o renascimento de uma juventude ocorre através de uma geração centrada no Evangelho de Jesus Cristo!

Texto original: Network Leadership 

Adaptação para o português: Rodrigo Soeiro

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Um comentário

  • Olá, visitante