Pastoral

“Levante-se! Pegue a sua maca e ande!”

Jesus
Aline Medina
Escrito por Aline Medina

João 5. 2-13

2.Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.
3.Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.
4.De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
5.Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.
6.Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? ”
7.Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.
8.Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”.
9.Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,
10.e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca”.
11.Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ “.
12.Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar? ”
13.O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.

Jesus estava vindo da Galiléia, onde havia acabado de curar o filho de um oficial. Quando chegou em Jerusalém, o primeiro lugar que se dirigiu, foi a um tanque chamado Betesda (casa de graça e misericórdia), que ficava próximo ao Templo.

Ao redor deste tanque, haviam pessoas enfermas, cegos, mancos, paralíticos, pessoas que aguardavam o anjo descer e mover as águas, uma vez que o primeiro que entrasse no tanque após isso, seria curado.

Jesus vai ao encontro de um homem paralítico que estava ali aguardando um milagre faziam 38 anos e pergunta-o se ele quer ficar são. Porém o homem não percebe quem é que estava ali falando com ele. Ele então começa a se queixar, falando que na hora que as águas se movem, ninguém o coloca no tanque, e por causa disso, sempre tem alguém que entra no tanque antes dele.

Jesus então diz aquele homem:  “Levante-se! Pegue a sua maca e ande!”

O homem sai curado sem ao menos saber quem o tinha feito! Para Jesus não importava o reconhecimento, Ele apenas queria fazer aquilo que o Pai lhe ordenara a fazer: amar, levar esperança, salvação e cura aos necessitados, sem esperar nada em troca.

Quantas vezes nos encontramos como aquele homem, paralisados espiritualmente, sem crer, sem acreditar que o sobrenatural de Deus pode acontecer em nossas vidas? Quantas vezes os problemas nos cegam de uma maneira, que nossa visão fica tão limitada que não conseguimos enxergar que Jesus está aqui, do nosso lado, esperando que olhemos para Ele?

Depositamos nossa confiança em tantas coisas e em tantas pessoas, achando que serão a única solução dos nossos problemas. Nos esquecemos que o tanque sem a manifestação de Deus, não passa de um lugar cheio de água! Não é o tanque que cura, é a manifestação do poder de Deus que faz a diferença! Nossa confiança tem que estar em Deus!

Não fique esperando que algo ou alguém faça alguma coisa por você, não se frustre com os outros, busque aquele que é poderoso para fazer muito mais daquilo que você espera, e que não vai te decepcionar e nem falhar!

Que possamos sair da posição de coxos e paralíticos espirituais, e crer que Deus está conosco, e que na hora certa virá ao nosso encontro!

Que Deus tire as vendas dos nossos olhos, que possamos enxergar que Ele está aqui, esperando que olhemos para cima para vermos de onde vem nosso socorro!

Que possamos depositar nossa fé e esperança em Deus, esperando pacientemente o seu mover.

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Aline Medina

Aline Medina

Aline Medina nasceu na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo. Casada com Raphael Medina, mãe do Gabriel e da Isabella.
Formada em Administração de Empresas pela FEI, e na área ministerial foi ministra de louvor e líder de ministério de mulheres. Hoje é pastora na igreja Assembléia de Deus Alto do Ipiranga, a ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante