Artes Louvor e Adoração Pastoral

Impeachment (Sermão do dia 08/06/16)

Impeachment-Dilma
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Marcos 4:33-41

Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo. Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado”. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos? ” Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se! ” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? ” Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? “

Enredo

O texto que a gente acabou de ler é do evangelista Marcos, onde ele vem relatar que Jesus anunciava os seus ensinos através de parábolas e que a mensagem central dessas parábolas era os valores e princípios do Reino de Deus!

Enfim…

Depois de um dia cansativo onde Ele teve o cuidado de ensinar e explicar para um grande número de pessoas, o texto vem relatar que ao anoitecer Jesus pediu para os seus discípulos o levar para outra margem do mar, e foi isso que eles fizeram. Pegaram Jesus, subiram no barco e foram em direção a outra margem.

Um pequeno detalhe que acho importante a gente se atentar, é que Marcos relata que outros barcos seguiram o barco de Jesus. A gente encontra essa citação no versículo 36: “Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.”

No meio do trajeto se levantou um forte vendaval. Numa tradução mais próxima do original vem dizer que foi algo parecido com um furacão, a ponto das águas subirem por cima do barco com grandes riscos de afundá-lo. Por conta da canseira do dia, onde Jesus ensinou sobre o Reino de Deus, o texto relata que Jesus estava na popa (parte de trás) do barco dormindo sobre um simples travesseiro. Enfim, o pau quebrando lá fora e Jesus dormindo. No meio daquele profundo sono os discípulos entraram na popa e desesperados acordaram Jesus e ainda deram meio que uma lição de moral dizendo mais ou menos o seguinte… Mestre… Você não se importa com a gente? Você não vai fazer nada, além de ficar dormindo enquanto a gente afunda?

Jesus se despertou, levantou e deixando o seu travesseiro quentinho, se dirigiu ao vento gelado da palestina e disse…  Aquiete-se! Acalme-se!

Na tradução original vem relatar que Jesus retalhou o vento e o verbo retalhar aqui é EPETIMESEN, que é o mesmo verbo que da origem a palavra impeachment no francês. Ou seja, Jesus aqui vem tirar o poder (fazer impeachment) daqueles ventos.

Milagrosamente o impeachment aconteceu. O furacão virou brisa, porém um furacão ainda mais impetuoso permaneceu num outro lugar – no coração dos discípulos!

O mar já estava calmo, mas eles ainda não, a ponto de Jesus dizer pra eles…  Porque tanto medo? Porque tanta covardia? Porque tanta confusão na cabeça de vocês? Eu passei o dia inteiro ensinando sobre o meu Reino e do poder que ele tem na vida de vocês através das parábolas… E vocês na primeira dificuldade não conseguem praticar o que acabei de ensinar?! (Parafraseando)

Interessante é que eles nem respondem a pergunta de Jesus, mas embasbacados fazem pra eles mesmos perguntas… Que mestre é esse que é mais poderoso que a natureza? Quem é Ele? Que manda tanto no mar quanto no vento?

Aplicação

Pra você que está com a convicção que Jesus é realmente o Senhor da sua vida, mas até parece que Ele está extremamente insensível a sua dor, dormindo enquanto você puxa os cabelos… Até parece que Ele está sonhando no seu simples travesseiro com coisas divinais, enquanto você não consegue dormir direito por conta de estar vivendo lutas infernais…

Pelo poder do nome daquele que estava na popa daquele barco…

Eu venho hoje te dizer que Ele vai tirar o poder das mãos daqueles que estão te sufocando… Vai tirar com mão forte o que tem tirado o teu sono… Vai dar um impeachment sobre as situações que estão te afogando, e gerar no meio desse furacão uma brisa indescritível e inexplicável!

Deixa eu te falar…

Deus promove algumas dessas aventuras, algumas dessas viagens, alguns desses desafios, pelo simples propósito de te ensinar que por mais avassalador que venham ser as pressões do vento da vida, por mais avassalador que venham ser os furacões presentes da sua alma, Ele em silencio dormindo é infinitamente mais poderoso do que a gente quando está em processos de desespero. E Ele promove todas essas coisas pra te mostrar que Ele não é apenas um Mestre que sabe contar parábolas bonitas durante o dia, mas é também o Filho de Deus que também tem poder sobre a natureza a noite, dando ordem o caos e gerando paz nas mais profundas guerras da nossa alma!

Conclusão

Lembra que eu disse que outros barcos acompanharam o barco de Jesus? Sabe que isso significa?

Significa que a presença de Jesus em nosso barco vai favorecer o mar inclusive daqueles que não tem o privilégio que temos de te-lo com a gente! Sendo mais direto… O que Deus vai fazer na sua vida será tão surpreendente, que poderá afetar positivamente não somente a sua realidade, mas inclusive a realidade daqueles que estão a sua volta!

No amor de Cristo Jesus!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

12 comentários

  • Olá, visitante