Pastoral

Fé e Esperança – qual a diferença?

confuso
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Lucas 10:17-20

Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Introdução

Muitas pessoas tem dúvidas a respeito da diferença de significado das palavras Fé e Esperança. E pra não correr o risco de falar besteira em relação a esses significados, eu trouxe pra vocês algumas informações importantes a luz da Palavra de Deus!

A palavra no grego registrada nos escritos originais é conhecida como PÍSTIS e a palavra Esperança é conhecida como ÉGPIS, ou seja, a luz da Palavra de Deus são palavras diferentes com conceitos também bem diferentes!

A tradução da palavra no dicionário grego é: confiança, confiabilidade e comprometimento com aquilo que se evoca. E a tradução da palavra ESPERANÇA no dicionário grego é: colocar a expectativa em algo que já é esperado!

É possível termos Fé e não termos Esperança de nada!

Exemplo: Existem pessoas que acreditam em Deus, amam a Deus, evocam a Deus, depositam a Fé em Deus diariamente, porém é uma Fé que tem fim nela mesma. Uma Fé que faz a pessoa caminhar com Deus, mas essa mesma pessoa não sabe que lugar deseja chegar!

Agora, por outro lado, é também possível termos Esperança e não termos Fé!

Exemplo: Pessoas que acreditam que Jesus vai voltar porque leram isso na Bíblia, pessoas que desde pequena sabem que Jesus vai voltar porque assistiram o filme Deixados Para Trás, porém perderam a Fé de acreditar em Deus e também a vontade caminhar com Ele!

Em resumo, enquanto a Fé o elemento que nos faz caminhar todos os dias com Deus, a Esperança é o destino onde acreditamos chegar!

Enredo

Fiz essa introdução, pois sem sabermos separar esses conceitos ficaria difícil a gente compreender a grande crítica de Jesus aos discípulos nesse texto!

Nessa narrativa bíblica, Jesus estava dando alguns direcionamentos aos discípulos a respeito de como fazer a sua missão nas cidades pelas quais eles viessem a passar.

Depois de terem passado por algumas cidades, de terem pregado o Evangelho e também de terem feito algumas ações, eles voltaram com o relatório: Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome.

Quando Jesus ouviu o relatório da parte dos discípulos e viu o quanto eles estavam empolgados com saldo –  que na cabeça deles foi extremamente positivo, Jesus disse: Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus.

Em resumo, Jesus quebrou sem dó o relatório deles e ensinou pra eles o princípio de ter Fé e Esperança!

Aplicação

Percebam que o problema dos discípulos não foi falta de Fé, mas foi projetar um exercício da Fé num objetivo extremamente egoísta. Tanto é verdade, que eles disseram: Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome! Eles estavam usando muito bem a Fé mas não num fim essencialmente nobre. É fácil a gente perceber o quanto eles estavam gostando de ser poderosos!

É nesse momento que Jesus vem ensinar que a Fé pra eles fazerem esses sinais era muito importante, mas deveria apontar para algo mais nobre, a Esperança de saber que os nomes deles estariam escrito no livro da Vida por toda eternidade!

Conclusão

Que possamos sim, todos os dias alimentar a nossa Fé em Cristo para amar a Deus, para evocar a Deus, caminhar com Deus, para os demônios nos submeteram, para pisarmos em serpentes e escorpiões… Mas que toda essa Fé presente em nós, venha sempre nos levar para algo muito maior que tudo isso, que é a Esperança de termos o nosso nome escrito no Livro da Vida!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante