Louvor e Adoração Pastoral

Fala muito! (Sermão 10/04/16)

tite-sorri-na-sabatina-feita-no-teatro-folha-1354198385697_1920x1080
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Mateus 21:28-32

“O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. “E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi. “O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. “Qual dos dois fez a vontade do pai? ” “O primeiro”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”.

Introdução

Existem algumas parábolas que podem ser interpretadas por si só, ou seja, não é necessário lermos o contexto para compreendermos o que Jesus estava querendo dizer, porém existem outras que é muito necessário, e essa parábola acima é uma dessas. Só conseguimos absorver o melhor dessa parábola, se analisarmos o que Jesus estava enfrentando naquele momento.

Contextualização

O começo do capítulo 21 parece bem romântico, pois é a entrada de Jesus em Jerusalém. A famosa entrada dele em cima de uma Jumentinha onde encontramos no texto as pessoas gritando: “Hosana ao Filho de Davi, bendito o nome daquele que vem em nome do Senhor, hosana no mais alto dos céus!”

É a famosa “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém! Depois dessa cena, Mateus vem contar uma outra cena que de romântica não tem nada, que é a famosa irritação de Jesus contra os vendedores no Templo. Jesus fica muito irritado, pois o Templo tinha virado um mercado. As pessoas vendiam o que queriam na frente do Templo, e o pior, os sacerdotes permitiam aquele comércio, pois recebiam propina por cada produto vendido. Ou seja, a irritação de Jesus não era simplesmente com os vendedores, mas com a máfia do sistema religioso manipulada pelos sacerdotes!

Nesse ar de irritação de Jesus, quem chega pra “encher mais a paciência” dele?

Os sacerdotes! E eles de maneira muito cínica perguntaram pra Jesus:

Ô Jesus…Você acaba de chegar em Jerusalém… Chega em cima de uma Jumenta… Chega na porta do Templo… Coloca todo mundo pra correr… Acaba com nosso comércio… Com que autoridade você faz isso? 

É nesse momento que Jesus vem contar uma parábola!

Enredo

“Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. “E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi. “O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. “Qual dos dois fez a vontade do pai? ” “O primeiro”, responderam os sacerdotes. Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João Batista veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”.”

Em outras palavras, Jesus estava dizendo aos sacerdotes: Parem de ser hipócritas, parem de me irritar! Vocês tem semblante de religiosos, se vestem como religiosos, cantam como religiosos, vão a templo como religiosos, aparentam ser religiosos, mas na verdade vocês são PROFANOS! Vocês discriminam os publicanos por que eles roubam o dinheiro de vocês, mas e vocês que roubam o dinheiro do Templo do Senhor? Vocês discriminam as prostitutas porque elas entregam os seus corpos para prostituição, mas e vocês que estão prostituindo o Templo do Senhor, recebendo propina dos mercadores? Vocês acham que fazem parte do Reino de Deus e os pecadores não fazem, mas na verdade eles estão mais próximos de Deus do que vocês! Eles pelo menos reconheceram que são pecadores e não querem mais pecar, vocês continuam mergulhados nessa hipócrita aparência religiosa!

Conclusão

Não sejamos o segundo filho, que promete algo para o Pai mas depois de maneira irresponsável se esquece de cumprir as suas promessas. O filho que sempre fala sim pra Deus, mas nas atitudes fala não. O filho que na aparência é obediente, na aparência é religioso, na aparência é crente, mas na essência é um rebelde, um profano!

Sejamos o outro filho! Que até não promete muitas coisas pra Deus no seu discurso, mas faz a vontade do Pai no seu dia a dia! Um filho que não faz as coisas pelo pelo medo, nem pela obrigação, mas pelo respeito carinho e consciência que sente pelo Pai!

Que filho somos nós? O filho que fala muito e não faz nada ou o filho que fala pouco e mas faz muito?!

No amor de Cristo Jesus,

Rodrigo Soeiro.

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

3 comentários

  • Olá, visitante
  • A paz Pr Rodrigo Soeiro, acabei encontrando o seu bolg por acaso. Mas tenho acompanhado diversas ministrações suas pelo Youtube, me identifiquei muito...mais muito mesmo com suas ministrações, uma forma contagiante de aprender através do espirito santo na sua vida a verdadeira adoração, e isso é lindo. Tenho acompanhado o ministério ADAI pelas redes sociais e vejo quão comprometimento do ministério com as almas. O Pr faz aniversário no mesmo dia que eu..olha nem imaginava e apenas um ano mais velho...não foi por acaso a identificação que tenho contigo, Deus tem abençoado a minha caminhada e da minha família mais e mais... o meu filho de 2 aninhos quase ama ver o Pr cantar. Parabéns pelo ministério, pela família que é projeto do Senhor. Moro no Espirito Santo e até indiquei algumas lojas evangélicas para vender os seus CD's e DVD's, quando tiver oportunidade de ir a São Paulo irei na ADAI, se Deus quiser, a paz do Senhor Jesus... e parabéns pelo blog.
  • Magnífico, agora observo como o Pastor apresenta e aplica os sermãos. Pr Rodrigo, tenho algo para lhe dizer, a primeira vez que vi o Senhor pregar foi chamepe no youtube. Observei a unção de Deus na tua vida, não só eu como a minha esposa e meu filhinho de quase dois anos que para pra te escutar ( banda ). E através do seu ministério tenho aprendido muito na minha vida cristã, e mesmo estando longe no Espirito Santo - Sooretama acompanho nas redes sociais. Bem, encontrei o seu blog por acaso e vendo a sua descrição vejo que você nasceu no mesmo dia que eu, dia 03 de fevereiro e apenas 1 ano a mais. Essa ligação, personalidade parece que te vejo como amigo a muito tempo, a forma de pregar se torna tão simples e claro... O que isso tem a ver... não sei, mas sei tenho buscado o Senhor mais e mais, e o nosso ministério vem crescendo em todos os sentidos. Forte abraço Pastor e quando for em São Paulo, certo de que vou conhecer esse lindo ministério. Deus abençoe a sua família e todos da ADAI.