Pastoral

A Esperança gerada pela Fé

mensagens_de_esperanca_no_futuro_f_l
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Números 13: 1-3

E o Senhor disse a Moisés: ” Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”. Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas.

Números 14: 36-38

Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo; esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor. De todos os que foram observar a terra, somente Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, sobreviveram.

Introdução

Hoje iniciamos oficialmente o nosso segundo quadrimestre e com ele um domingo muito especial por conta dos três cultos. Assim como no primeiro quadrimestre compartilhei muitas coisas com vocês a respeito da palavra Fé, nesse quadrimestre quero introduzir nas ministrações o conceito da palavra Esperança!

Não se esqueçam: Fé é andar com Deus sem saber o que vem pela frente. Esperança é saber que o que vem pela frente é bom, perfeito e agradável!

E pensando a respeito do tema de hoje, me veio a mente um conceito que acho importante pararmos pra refletir: “Assim como a Fé em Cristo tem o poder de gerar um divina Esperança no coração das pessoas, logo, a falta de Fé nesse mesmo Cristo tem o poder de gerar uma demoníaca Desesperança.”

O que fazemos hoje criará desdobramentos incalculáveis amanhã! Seja isso para o lado negativo, como para o lado positivo.

Enredo

A maioria da gente sabe que Moisés foi o grande líder que tirou os israelitas do Egito em direção a uma terra que seria de propriedade deles. De escravos que eram no Egito, agora seriam livres numa Terra Prometida. Saindo do Egito, o caminho que Deus os conduziu foi pelo deserto. Em um certo momento da história, Deus falou com Moisés dizendo o seguinte: “Moisés, reúna 12 homens de sua confiança e mande eles na frente para conhecerem a terra que eu prometi como herança pra vocês!”

Foi justamente isso que Moisés fez. Ele escolheu um líder de cada tribo de Israel totalizando 12 homens e eles foram expiar a Terra Prometida. E a finalidade dessa espionagem, era trazer um feedback para Moisés a respeito do que o povo de Israel encontraria pela frente. Enfim, eles foram, espionaram, deram uma sondada no terreno e após 40 dias, os 12 voltaram para passar todo o relatório a respeito da Terra.

Quando eles chegaram, dos 12 espias que foram, 10 voltaram com um relatório extremamente negativo: “Moisés, entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”. Espalharam então entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra.

Quando Josué e Calebe ouviram o relato desses 10 e perceberam o quanto esse feedback negativo estava desestimulando todo o povo de Israel, eles 2, que faziam parte de uma minoria, fizeram o seguinte: Josué e Calebe rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!”

12 pessoas enviadas para um mesmo lugar, com a mesma finalidade, como os mesmos desafios, motivados pela mesma liderança de Moisés, mas com feedbacks tão diferentes!

Quando comecei a ler esse texto, eu fiquei pensando o que de tão diferente Josué e Calebe tinham em relação aos outros 10, e a resposta foi simples mediante a leitura do texto:

1. Eles sabiam o tamanho do Deus que eles serviam

2. Eles tiveram a habilidade de transformar problemas em oportunidades

Aplicação

Indo direto ao ponto!

Se a sua Fé hoje for pequena, sua Esperança será pequena. Se a sua Fé hoje for instável, seu futuro será instável. Agora, se a sua Fé hoje estiver enraizada no Deus de Josué e Calebe, o seu futuro incrível. E quando eu falo de termos um futuro incrível com Deus, não estou necessariamente falando de dinheiro no bolso, de casa na praia, de carro importado, de ausência de lutas… não! Mas estou falando que quando entendemos o tamanho do nosso Deus, até os mais impossíveis problemas se transformam em incríveis oportunidades pra Deus manifestar o Seu poder. Infelizmente, muitas pessoas tem uma Fé medíocre e consequentemente terão uma Esperança medíocre como aqueles 10 que morreram subitamente no deserto. Enquanto eles falaram que era impossível conquistar a Terra, apenas Josué e Calebe disseram que era possível!

Agora, os 2 não disseram que era possível por conta da força que eles tinham, mas disseram que era possível por conta da força do Deus que estava com eles todos os dias. Só pra gente ter uma noção da envergadura espiritual que Josué tinha, leiam esse texto que se encontra em Êxodo 33:9-11:Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.”

Ou seja, Josué não era apenas um cara positivo… não! Ele era um homem cheio de Deus!

Seja lá o que você estiver enfrentando… Seja lá os desafios que você tiver que passar… Seja lá os gigantes que você venha ter nessa semana e nesse mês… Acredite no que eu estou te dizendo agora e não permita que ninguém tire isso da sua cabeça: Maior é aquele que está conosco do que aquele que está no mundo, e o nosso Deus nos dará a capacidade de transformar todos os nossos problemas em oportunidades para que Ele mesmo venha manifestar o poder de sua glória!

Conclusão

Termino esse sermão dizendo que desse momento da história que estamos estudando hoje até a conquista da terra, passaram-se 40 anos, e da geração de Moisés somente Josué e Calebe entraram na Terra Prometida! E da mesma forma que eu escolhi um texto pra falar sobre a envergadura espiritual de Josué, olhem a fala de Calebe que eu encontrei na Bíblia em Josué 14:10-11 quando eles chegaram na Terra Prometida: “Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.” Isso é incrível!

Minha oração pra hoje é que eu e você possamos ser como esses dois, sabe?!

1. Pessoas que sabem o tamanho do Seu Deus

2. Pessoas que transformam problemas em oportunidades

3. Pessoas que podem chegar no fim da vida e falar como um dia o Apóstolo Paulo falou: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé!

Fé é andar com Deus sem saber o que vem pela frente. Esperança é saber que o que vem pela frente é bom, perfeito e agradável!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante