Pastoral

Elementos essenciais para Cultos Semanais acontecerem

culto
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Na ADAI, nossos cultos semanais são um dos nossos encontros mais valiosos. Como igreja, somos intencionais sobre o que fazemos e como fazemos. É importante que estejamos propositalmente preparados, para que possamos criar espaço onde o Espírito Santo venha se mover. Existem alguns elementos envolvidos em um culto, dos quais somos deliberados a realizar com muita precisão.

Louvor & Adoração

O louvor e a adoração geralmente ocorrem por aproximadamente 20 minutos. Geralmente, cantamos três músicas, que também são propositadamente escolhidas. Nós começamos com uma música de louvor apaixonada e otimista, e terminamos com uma grande canção de adoração de construção de fé.

As músicas que você escolhe não devem ser apenas três músicas legais – trata-se de levar as pessoas a uma jornada desde o momento em que atravessam as portas do auditório, depois de possivelmente uma semana muito desafiadora, para poder canalizar toda a atenção em Jesus.

Crie uma cultura de excelência quando se trata de adorar. Não se trata de perfeição, mas de progresso constante e de garantir que você e sua equipe ganhem um pouco melhor a cada semana. Entre na plataforma com propósito – você está lá para servir, não para executar ou parecer legal.

Oração de Pedido e Gratidão/ Visitantes/ Avisos/ Ofertório

Além do momento de Louvor & Adoração, também realizamos ações importantes:

a) Oração de Pedido e Gratidão: isso é tão importante porque temos a oportunidade de orar pelas necessidades reais das pessoas e glorificar a Deus pelo que Ele tem feito em nossas vidas.

b) Visitantes: à medida que todos se sentam, damos espaço para conhecer aqueles que nos visitam pela primeira vez.

c) Avisos: nesse momento compartilhamos a nossa programação dos próximos cultos e eventos que teremos.

d) Ofertório: continuamos nossa adoração ao receber nossos dízimos e ofertas semanais. Esta é uma oportunidade para falar da Palavra de Deus sobre uma vida de semeadura e generosidade – não se trata de implorar ou tentar manipular pessoas para dar.

Mensagem

O sermão pregado sempre deve ser útil e aplicável à vida das pessoas ao longo da semana.

Certifique-se de que a pregação seja baseada na Bíblia. Não é muito sobre ter piadas engraçadas ou boas analogias – é finalmente sobre compartilhar a Palavra de Deus.

Novos Amigos

Esta é a parte do culto onde o propósito de tudo o que foi feito até o momento, venha ser presenteado com vidas aceitando a Jesus como único e suficiente Salvador. Juntos como toda a congregação repetiremos uma oração. Somos muito intencionais em manter este momento aberto ao que Deus quer fazer e criar espaço para que o Espírito Santo se mova. Às vezes, pode ser uma canção de adoração para confirmar e reforçar a mensagem.

Momento final

Para concluir o culto, uma pessoa fará um agradecimento, oração e a benção apostólica sobre todos os presentes.

Um planejamento intencional entra em todos os nossos cultos semanais, com equipes preparadas para garantir que cada momento crie uma oportunidade para que o Espírito Santo se mova, que Deus seja glorificado e que os indivíduos encontrem Jesus. Não se trata de ordem litúrgica, mas sim, de como fazemos cada um desses momentos serem únicos!

No amor de Cristo Jesus!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Um comentário

  • Olá, visitante