Artes Louvor e Adoração Tecnologia

Conferência ADAI 2017: Operando no ministério de multimídia

img_0290
Beliza Minozzi
Escrito por Beliza Minozzi

Há três semanas encerramos um ciclo muito significativo como igreja na Conferência ADAI 2017. Foram momentos indescritíveis onde pudemos celebrar o encerramento de um ano respondendo ao chamado dEle de uma maneira muito especial: Usa-nos!
E com um desejo ardente de ver inúmeras pessoas respondendo assim também a esse chamado, foram realizadas palestras de diversas áreas ministeriais da nossa igreja local. Foi uma oportunidade incrível de poder compartilhar o que fazemos e como fazemos com pessoas da nossa igreja, e também auxiliar amigos de outras denominações a responderem esse chamado em suas igrejas locais.

Tive o imenso privilégio de poder compartilhar um pouco da jornada operacional de um voluntário do ministério de multimídia, primeiramente em cultos dominicais, mas principalmente em grandes eventos. Então gostaria de dividir o nosso bate-papo da conferência com você, que talvez não pôde estar conosco ou que esteve, mas gostaria de aprofundar um pouco mais o conhecimento nas atividades do ministério de multimídia.

Então, vamos lá! O ministério de multimídia basicamente é responsável por todo auxílio visual e tecnológico dentro de um culto. Nossa missão é apoiar a igreja como um todo, desde o pastor, ministro de louvor, até a pessoa sentada na última fileira do auditório, em todas fases do culto. Isso inclui projeção de letras das canções do louvor, passagens bíblicas, elementos visuais para avisos, vídeos que compõe a liturgia de um culto, etc. A parte operacional nada mais é do que o dia-a-dia do voluntário de multimídia: qual o seu papel no culto, com o que se preocupar, como se organizar e como usar as funcionalidades da ferramenta de projeção da melhor maneira possível.

Aqui na ADAI nós utilizamos uma ferramenta chamada ProPresenter. É um software de apresentação muito completo e ao mesmo tempo fácil de utilizar. É também uma plataforma “cross” (ou seja, disponível para Mac e Windows). Para vocês terem uma noção, utilizamos o Mac em uma parte das projeções e Windows em outra. E em ambas as máquinas utilizamos o ProPresenter.

Com esse software é possível:

  • Projetar letras
  • Vídeos
  • Imagens
  • Passagens bíblicas
  • Looping backgrounds / cenários
  • “Cruzar” todos esses materiais
  • Organizar lista de reprodução de culto
  • Visão dupla: apresentação igreja / retorno para palco
  • Etc…

Para conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, você pode acessar o link abaixo, onde você encontra diversas informações, inclusive tutoriais, em vídeo, de uso das principais funcionalidades da ferramenta:
https://renewedvision.com/propresenter/

Para usar a ferramenta da melhor maneira possível, é necessário um planejamento inicial, antes de cada culto. Isso começa com o recebimento do nosso mapa de culto, que chamamos de liturgia. Essa é uma programação feita para a organização de todos os pilares de culto e através dela é possível identificar e organizar todos os elementos que serão utilizados no serviço do multimídia. Alguns estão aparentes nas atividades descritas na liturgia, outros não, pois já são rotinas fixas na liturgia.

Vamos ver um exemplo aplicado. Essa é uma liturgia utilizada em um dos nossos últimos cultos:

img_0277
Abaixo vamos observar o papel do multimídia em cada momento:

Liturgia Manhã: 22/10/2017

Leitura e Oração: Pra. Sila – nesse momento, utilizamos como backgroung (fundo de tela) a imagem do tema do culto, previamente recebida do ministério ADAI Comunicação, responsável pela criação do material gráfico e visual.

Após a oração inicial, o multimídia é responsável por colocar um aviso de chamada aos pais, para que levem suas crianças às respectivas salas do ministério infantil, ADAI Kids.

3 músicas: ADAI LA – para preparação das letras das canções que serão ministradas (seja criação ou busca de canção já existente), pode-se entrar em contato antecipadamente com o líder do ministério de música responsável por aquele culto, no decorrer da semana ou no domingo durante a passagem de som, que antecede o culto.

Oração de pedido/gratidão: Pr. Soeiro – multimídia mantém looping backgroung (vídeo de composição de cenário) utilizado na última música, pois logo após a oração, a equipe de louvor ministrará mais um refrão.

1 Refrão: ADAI LA – projeção de letra da canção, junto ao looping background.

Após o refrão, transicionamos para a imagem com o tema do culto.

Pregação: Pr. Soeiro – possivelmente, o Pastor poderá utilizar recursos de multimídia para projetar algumas frases ou palavras chaves do sermão. Se for o caso, ele enviará um e-mail com o sermão, antecipadamente , com destaque no que deve ser projetado para a igreja.

1 música: ADAI LA – projeção de letra da canção, junto ao looping background.

Ofertório: Pr. Soeiro – projeção de imagem contendo informações bancárias da igreja para auxílio aos ofertantes.

1 música: ADAI LA – projeção de letra da canção, junto ao looping background.

Visitantes e avisos: Aline Feitosa – projeção de imagens contendo informações dos eventos e anúncios informados à igreja (imagens previamente recebidas do ministério ADAI Comunicação).

Vídeo Summit – projeção de vídeo

Oração e Benção: Márcio Rufato — Nesse momento, transicionamos para a imagem com o tema do culto.

1 Refrão: ADAI LA

Avisos:
Recolocação Profissional
Conferência ADAI

Como é possível observar no mapa de culto acima, o ministério de multimídia está altamente envolvido em praticamente todos os momentos de um culto. Para se preparar da melhor maneira possível, seguem algumas tarefas do voluntário:

  • Pontualidade: é importante chegar cedo, pois todo o fluxo do nosso culto deve estar pronto ao início do culto da igreja. Na ADAI chegamos cerca de 45 minutos a 1 hora antes do culto;
  • Organização de playlist de culto através da liturgia enviada (conforme exemplo acima);
  • Participação de passagem de liturgia com todos os pilares envolvidos (15 minutos antes de cada culto);
  • Encerramento de todas as atividades (desligar máquinas e tvs, guardar os equipamentos, etc.).

Para grandes eventos, a preparação envolve um pouco mais de cuidado e organização, pois grande parte dos conceitos da igreja mudam (cenário, iluminação, mapa de palco, liturgia, temática, etc.).
Então, para grandes eventos costumamos seguir os passos abaixo:

  • Reunião com a Tati Soeiro (diretora dos eventos ADAI), juntamente com todos os pilares envolvidos e equipe de eventos: geralmente nessas reuniões são passadas as programações de cada dia do evento, conceitos de cenário e tema, etc.;
  • Pesquisa de materiais visuais para utilização no evento (lembrando que a comunicação deve ser coerente no geral, então deve-se conversar com todos os pilares que tem parte no todo: decoração, mapa de palco da banda, etc.). Costumamos usar alguns sites com pacotes prontos de backgrounds que consigam comunicar o conceito de forma efetiva;
  • Alinhamento de canções que serão ministradas no evento para digitação e preparação prévia das letras. Lembrando que em alguns eventos podemos contar com bandas externas, então fazer esse alinhamento é de extrema importância. Como voluntário de multimídia, você também deve se preocupar não apenas em digitar e projetar as canções, mas escutá-las previamente para conhecer o mapa de cada música (ordem de estrofe, coro, ponte, retornos). Esse ano, utilizei uma playlist no Spotify e adicionei todas as músicas que seriam ministradas, para estudá-las antes do evento. Isso auxilia – e muito – no momento da projeção.

img_0278

  • Utilizamos também materiais desenvolvidos pelo ministério de comunicação da nossa igreja (banners, artes, vídeos, etc.). Então, ao receber a liturgia do evento, é importante mapear todos os materiais necessários e solicitar ao ministério de comunicação;
  • Antes do ensaio geral: sempre tentamos organizar a playlist de culto/evento antes do ensaio geral para aproveitar ao máximo o momento de ensaio na operação, sem gastar esse tempo organizando o material;
  • Ensaios gerais: essa é a hora da verdade. Onde todos os pilares se unem e onde podemos perceber falhas e ajustes necessários que só podem ser vistos na visão macro. Aqui precisamos estar 100% alinhados com banda, som e iluminação para uma sincronia mais efetiva nos elementos visuais do evento.

Enfim, é preciso ter em mente que esse ministério tem parte essencial em um culto. Somos responsáveis por auxiliar a equipe de palco, facilitar a adoração da igreja, dinamizar os diferentes momentos de culto, prover avisos que se façam necessários e tudo isso tentando ser o mais imperceptíveis quanto possível para a igreja. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas saiam do culto falando dEle e não da nossa performance, quanto ministério visual.

Essa deve ser a nossa motivação e essa motivação faz toda a diferença na forma em que servimos. Sempre devemos lembrar que tudo que fazemos é dEle, por Ele e para Ele!

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”
Colossenses 3:23,24

Antes de encerrar, te convido a compartilhar nos comentários desse post suas experiências, dúvidas e sugestões. Juntos somos mais fortes!

Deus abençoe,
Beliza Minozzi

 

Fotos: @adaiphoto

img_0289

img_0284

img_0283

img_0285

img_0282

jesus

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Beliza Minozzi

Beliza Minozzi

Beliza Minozzi nasceu em 15 de agosto de 1991, em São Paulo, onde vive atualmente.
É formada em Sistemas de Informação pela FIAP e ministerialmente, atua como líder de jovens e integrante do ministério de multimídia, na ADAI - Assembleia de Deus Alto do Ipiranga.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante