Artes Juventude Louvor e Adoração Ministério Infantil Missões Pastoral

Como criar uma atmosfera saudável em 3 etapas fáceis

pinguins
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Estabelecer uma ótima atmosfera de fé e expectativa para o que Deus vai fazer em um culto ou devocional é um componente muito importante. Não se trata de acharmos que uma atmosfera ruim pode anular o que Deus pode fazer, mas trata-se de estar genuinamente envolvido em momentos que estão acontecendo e de compartilhar esse engajamento de tal forma que os outros se sintam bem-vindos, conectados, inspirados e desafiados.

Uma ótima atmosfera resultará em pessoas pensando: Alguma coisa aconteceu aqui? Por que as pessoas estão tão empolgadas? Eu deveria voltar mais vezes para esse ambiente.

Aqui estão três formas simples de estabelecer uma atmosfera espetacular em nossos cultos e devocionais:

1. Comece a criar uma atmosfera saudável ANTES que o culto/devocional/aula seja iniciado

O nível de expectativa no culto/devocional/aula deve ser criado antes que as pessoas cheguem no auditório. Começa quando as pessoas chegam pela primeira vez para estacionar seus carros, ou começar a entrar na igreja. As pessoas são bem-vindas quando entram?

A equipe é amigável e sorridente? As pessoas conversam um com o outro ou estão parando na esquina sozinhas em seus telefones fingindo estar ocupadas?

Seja intencional no link entre o estacionamento e auditório. Está apresentável? Como é? Como isso soa? Como cheira? Se uma nova pessoa entrar pelas portas pela primeira vez, qual será a sua experiência? Sentirão em casa, ansiosos ou confusos?

Sim, o serviço será incrível, a adoração tocará o céu e confiamos que a Palavra de Deus mudará vidas, mas a experiência realmente começa assim que alguém chega na propriedade e não quando o primeiro acorde é tocado.

2. Não corra o risco de colocar mais cadeiras do que pessoas

A forma como você preencher qualquer espaço é essencial para a construção de uma atmosfera saudável. Você já esteve em uma partida de esportes ou em um concerto quando grandes partes do estádio ou do teatro estão vazios? É tão diferente de participar de um evento quando talvez os ingressos estejam vendidos em minutos e todos chegaram às vezes cedo para aproveitar a ocasião.

Sempre que entramos em um novo local para estabelecer uma igreja, estamos sempre nos perguntando como podemos fazer com que este lugar se sinta cheio. Certamente, vamos orar para que todos venham, mas, de maneira realista, quantas pessoas esperamos estar lá, cinco minutos antes do início do serviço, e como 20 minutos depois e quando o tempo de culto estiver quase terminado.

É impressionante a diferença que uma sala de sensação completa tem na atmosfera, por isso é que temos que ter muito cuidado ao decidir quanto espaço permitir entre os espaços das cadeiras. Em termos de vôo, às vezes possamos oferecer a nossa congregação uma experiência de “classe executiva” onde seus pés não podem tocar a cadeira na frente, mas outras vezes pode parecer mais um vôo de “classe econômica”.

Você só precisa combinar sua escolha de sala, disposição de cadeiras e o tamanho da congregação esperada, e é incrível o senso de expectativa e comunidade que você pode criar.

3. Mantenha as primeiras filas CHEIAS.

Uma sadia atmosfera deve ser liderada, e uma das maneiras mais influentes de fazer isso é encorajando sua equipe-chave e voluntários a liderar e levar a atmosfera a partir da primeira fila.

Qualquer um que tenha liderado um culto/devocional/aula, sabe o quão estranho e difícil é ter que começar algo com a primeira fila vazia. Portanto, todas as semanas a nossa equipe em cada serviço deve garantir que todos os assentos na primeira fila sejam preenchidos até o início do serviço. Acredite, se as primeiras fileiras estiverem vibrantes, todo o resto ficará vibrante.

Quem são os seus condutores de atmosfera? É o ministério de jovens? Utilize seu entusiasmo natural para criar uma maior sensação de antecipação no serviço. Sua equipe de liderança deve ser a pessoa mais “presente” e envolvida no serviço, encorajando o que está sendo compartilhado, dando um exemplo e permissão para responder a todos os outros no auditório.

Texto original: Network Leadership

Adaptação para o português: Rodrigo Soeiro

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante