Pastoral

Bem-aventurados os perseguidos!

perseguição
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Mateus 5:1-10

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino de Deus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo o tipo de calúnia contra vocês.  

Enredo

Acredito que a expressão mais importante pra gente se atentar nesse último estudo é: Perseguidos por causa da justiça!

Eu não sei se vocês se recordam mas já trabalhamos numa outra quarta-feira o significado da palavra Justiça. Nesse texto não tem a ver com a justiça humana, que a gente sabe que tem as suas devidas falhas, mas essa justiça tem a ver com a justiça divina que Deus nos presenteou através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, ou seja, éramos um amontado de pessoas condenadas ao inferno mas através de Jesus Cristo podemos celebrar o processo de justificação que Ele fez em nós!

Em resumo…

Quando Deus Pai nos enxerga hoje, ele não enxerga mais os nossos pecados mas o sangue de Jesus Cristo que nos purifica de todo o pecado. Por isso que temos que ter a consciência de constantemente pedirmos perdão pelos nossos pecados por meio de Jesus Cristo, e um dos versículos mais incríveis da Bíblia que da base a isso que estou dizendo se encontra em 1 João 1:8-9:

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e JUSTO para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda INJUSTIÇA. 

Quando lemos então que bem-aventurados são os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino de Deus, significa que mais que felizes são as pessoas que sofrem qualquer tipo de sacrifício para permanecer dentro da vontade de Cristo, pois dessas pessoas o Reino de Deus já é delas…. hoje e eternamente!

Aplicação

Desde que o mundo é mundo o Diabo levanta pessoas para desestabilizar a vida daqueles que desejam amar a Deus acima de todas as coisas. Sempre foi, é, e sempre será. Seja através do dinheiro impróprio, da mulher alheia, dos holofotes de poder desse mundo, etc. A função primeira de Satanás é usar pessoas para perseguir homens e mulheres lavadas e remidas pelo sangue de Jesus, e fazer essas pessoas se esquecerem da nova identidade que Cristo as estabeleceu. Satanás não é um ser passivo que de vez em nunca vai tentar mexer com todos nós. Olhem o que um texto 1 Pedro 5:8-9 vem dizer a respeito desse infeliz:

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês tem em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

O Diabo não tem poder de empurrar “guela-baixo” um prato dele pra todos nós, mas ele tem ousadia suficiente pra oferecer em todo e qualquer momento o seu maligno cardápio!

Agora, leiam o que Pedro fala na continuação daqueles que se sentirem Mais que Felizes pro causa de qualquer tipo de perseguição:

O Deus de toda graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante um pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. Ao Senhor seja o poder para todo sempre. Amém.

Conclusão

Minha oração é pra você que nunca sofreu nenhum tipo de perseguição por conta de ser cristão… Abre os olhos… Alguma coisa está errada!

E a minha oração é também pra você que constantemente tem sofrido algum tipo de retalhação por se posicionar como um verdadeiro cristão ou cristã! Que Deus te dê a cada dia uma fé resiliente e que as perseguições que você tem sofrido nessa vida não venha ser um peso mas uma fonte de satisfação, assim como um dia Paulo escreveu em Coríntios 4:16-18:

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Resumo das Bem-aventuranças dos 8 encontros:

Mais que felizes são as pessoas que vivem pedindo ajudas espirituais, pois delas é o Reino dos céus. Mais que felizes são as pessoas que reconhecem sua natureza pecaminosa e choram por isso, pois serão consoladas. Mais que felizes são vocês que mesmo que nessa vida não venham ter um lote se quer de terra, mas tiverem a maturidade de se manterem mansos e humildes, já existe um lote eterno reservado pra todos vocês. Mais que felizes são aqueles que nunca perdem o apetite pela justiça salvadora de Deus, pois no futuro receberão o melhor dos alimentos que Ele pode colocar a mesa: a Sua graça eterna. Mais que felizes são as pessoas que não condenam o culpado, porque são coerentes e sabem da liberdade eterna de misericórdia e graça que terão. Mais que felizes são as pessoas que se conservam intimamente saudáveis a cada dia, pois a recompensa eterna será a contemplação da face do Senhor. Mais que felizes são aqueles que nessa vida promovem a paz e não deixam legados de guerra, pois na eternidade serão finalmente conhecidos como filhos de um Deus que ama. Mais que felizes são aqueles que estão dispostos a receber qualquer tipo de retaliação por serem cristãos, pois já entenderam que Cristo é e sempre será o Rei de suas vidas.

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante