Artes Ministério Infantil

7 dicas para incentivar a leitura das crianças

foto 2
ADAI Comunicação
Escrito por ADAI Comunicação

Se você está lendo esse texto, parabéns! Isso quer dizer que você irá aproveitar alguns, se não todos, dos vários benefícios que a leitura traz para a vida das pessoas. Quem lê adquire mais conhecimento e cultura, expande o vocabulário, passa a escrever melhor, desenvolve senso crítico e melhora a concentração. Já pensou em ajudar a proporcionar todos esses benefícios às crianças? Separamos sete dicas para você incentivar os pequenos a se apaixonarem pela leitura desde cedo.

Adquira livros: É muito importante que a criança tenha contato com os livros mesmo que seja pra brincar com eles. As cores e formatos despertam a imaginação e o interesse. Você pode comprar livros interativos com cenários em livrarias, brechós, sebos, ou no próprio metrô. Segundo a pedagoga, Onete Gonçalves, a rapidez no aprendizado vai depender de quanto contato a criança tem com os livros. Por isso, deixar que os pequenos manuseiem os exemplares é muito importante para o início despertar interesse.

  • Deixe os livros acessíveis: Não adianta ter livros guardados no armário, deixe-os acessíveis ás crianças e jovens para que desperte a curiosidade deles e eles possam folhear e brincar.
  • Leia com a criança: Ler para a criança, além de ser um momento de atenção e de carinho, desperta o interesse para que ela também seja uma leitora. Quando a criança já é alfabetizada, é importante incentiva-la a ler sozinha, porém quando um adulto lê um livro para ela, sua capacidade de compreensão fica mais apurada. Além de ler para a criança, você pode revezar trechos com ela, de modo que cada um leia uma parte.
    “Os pais podem ler para a criança desde bebê. Criar expectativas sobre a história, começando em um dia e terminando no outro também é uma ótima tática para manter o interesse da criança”, ensina pedagoga.
  • Converse: Ler é construir um universo, imaginar, aprender. Por isso, converse com a criança sobre a história, pergunte o que ela mais gostou o que ela entendeu e qual personagem gostaria de ser.
  • Diversifique: Não tenha medo de adquirir livros de diversos assuntos. Talvez o gosto da criança não seja o seu, mas, faça disso um momento de prazer e aprendizagem. Incentive também a troca de livros entre parentes, amigos e conhecidos, isso vai ajudar com que ela descubra qual tema que mais a interessa. Mas, se preocupe em oferecer livros adequados à faixa etária dos pequenos, já que um desafio muito grande pode desestimular a leitura.
  • Mostre a importância da leitura: Incentive a criança a ler anúncios de rua, placas e outras informações a sua volta. Faça atividades que ela goste e que envolvam leitura, como compras, receitas culinárias simples, manuais de jogos, etc.
    “Quanto mais cedo à criança aprende a ler, melhor é seu desenvolvimento intelectual e social”, explica Onete.
  • Deixe a leitura divertida: Faça da leitura um momento de prazer e diversão para a criança. Use e abuse de interpretações, vozes diferentes, entonações e efeitos sonoros. Isso vai despertar a imaginação, além de deixar a história mais emocionante e divertida.
  • Você também pode oferecer, aos finais de semana, que a criança durma um pouco mais tarde para aproveitar esse momento para se dedicar a leitura.

Mostrar a direção e o caminho da vida para os pequenos é muito importante, já que esses ensinamentos farão com que eles nunca se percam. Incentive-os a lerem livros construtivos, para que eles possam crescer, não apenas em estatura, mas também em conhecimento.

 

Texto produzido por Ariane Muniz e Thais Romano.

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

ADAI Comunicação

ADAI Comunicação

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante