Juventude Pastoral

3 Coisas a Estabelecer no Seu Primeiro Ano de Ministério Juvenil

jovens
Rodrigo Soeiro
Escrito por Rodrigo Soeiro

Seu primeiro ano de ministério juvenil pode surpreendê-lo – pode ir além das expectativas e tornar-se mais do que o planejado, ou pode acabar por ser o contrário. Independentemente do aspecto do resultado, os primeiros anos de seu ministério juvenil sempre serão fundamentais – você está preparando as bases para o que está por vir no futuro.

Aqui estão três coisas a serem estabelecidas no primeiro ano de seu ministério juvenil:

1. Estabeleça uma Equipe Saudável

A realidade é que você nunca poderá iniciar e manter um ministério juvenil florescente por conta própria. Você não será capaz de liderar a adoração, preparar o palco, pregar, receber visitantes e discípular todos os que vêm através de suas portas sozinhos. Você precisa construir uma equipe forte, diversificada e saudável que possa ajudar a levar o ministério da juventude com você.

Crie uma equipe que transporte a cultura com você. Sua equipe precisa ser apaixonada para construir o ministério juvenil. Você saberá que você tem uma equipe forte e saudável se você puder confiar neles. Você precisa contar com eles sem ter que gerenciar micro-gerenciamento. Uma equipe saudável corre tão efetivamente, mesmo que não esteja lá.

2. Estabelecer uma Cultura e Método de Discipulado

Se você não está discipulando os jovens, fazendo a jornada com eles e ajudando-os a desenvolver, então, qual é o ponto de iniciar um ministério juvenil?

Ter uma cultura de discipulado e um método para o discipulado a ser superado é a chave. A melhor ferramenta é começar através dos pequenos grupos. Existem muitas maneiras diferentes de criar pequenos grupos, mas você precisará decidir o que funciona para o seu ministério juvenil.

3. Estabeleça os Não Negociáveis

Quais são os não negociáveis no ministério da juventude? Quais são as coisas que são importantes para você como líder e para a liderança da sua igreja? Quais são as coisas em que você espera consistência?

Quer se trate dos pequenos grupos ou serviços de finais de semana, você precisa estabelecer o que são seus não negociáveis. Se você e sua equipe não são consistentes em qualquer coisa que não sejam negociáveis, então os jovens também não serão consistentes. Identifique a cultura e os hábitos que deseja ver no ministério da juventude e mantenha seu time responsável por isso.

No final do dia, seu primeiro ano não indica necessariamente o futuro do ministério juvenil. Olhe para o seu primeiro ano como sentar as bases para o futuro. Estabeleça o que é importante e continue construindo isso à medida que você avança.

Texto original: Network Leadership 

Adaptação para o português: Mário Rufato/ Rodrigo Soeiro

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Sobre o Autor

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro

Rodrigo Soeiro nasceu em 03 de fevereiro de 1.985 em São Paulo. É esposo da Tatiane e pai do Davi e do Lorenzo. Além de cantor, músico, compositor, arranjador, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Alto do Ipiranga, conhecida como ADAI.

Nenhum comentário até o momento.

  • Olá, visitante